Próximos Eventos
Eventos Encerrado
DOROTEIA: UMA ODISSEIA FEMININA
06/09/2025
DOROTÉIA: UMA ODISSEIA FEMININA
O Ponto de Cultura Cia. Lázara de Teatro e Audiovisual volta a cena, fazendo uma minitemporada nos dias 06 ,07, 20, 21 e 28 de setembro e nos dias 04 e 05 de outubro na Estação Mogiana, na Pádua Salles, às 19h29, com o espetáculo “DOROTÉIA: UMA TRAGICOMÉDIA TROPICAL ANTROPOFÁGICA & ABSURDA”
A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados uma hora antes ou reservados pelo fone 19 992610239. Os espectadores poderão contribuir com a companhia com um chapéu virtual. Classificação indicativa 14 anos.
NELSON E A LÁZARA
Formada em 1996 , a Cia. Lázara de Teatro e Audiovisual iniciou sua pesquisa em 2002 sobre a vida e a obra de Nelson Rodrigues (1912-80), o que se tornou a pesquisa FUTEBOL DAS PAIXÕES HUMANAS que montou e desconstruiu dezenas de contos de “A VIDA COMO ELA É...” , seu rromance “Asfalto Selvagem” ou “Engraçadinha seus amores e seus pecados”: A TRAGICOMÉDIA DO SEXO, além de fragmentos de sua vida trágica e intima como “A Menina Sem Estrela” , “Nelson Machine Queer” e seus alter egos femininos: “Myrna” e “Suzane Flag”
Grande parte de suas 17 peças, foram montadas como “Bonitinha, mas Ordinária” “Anti-Nelson Rodrigues”, “Valsa nº 06”, “Perdoe-me por me Traíres”, “A Falecida” e “O Beijo no Asfalto” e duas peças do Teatro Desagradável : “Anjo Negro” e ”Senhora dos Afogados”.
O RETORNO AO ESPELHO
Com um elenco que está há 11 meses desbravando a poesia rodrigueana e jogando luz no pântano do teatro desagradável, nossa montagem é o retorno ao contato direto com nosso público o retorno ao espelho.
A companhia Lázara faz luzir essa obra, clássico da dramaturgia brasileira moderna. O ouro do dramaturgo Nelson Rodrigues. A peça escrita em 1949 e encenada pela primeira vez em 1950, no Rio, demarca o fracasso mais retumbante entre as ditas "peças míticas". A singularidade de "Dorotéia" é que Nelson, assume como uma "farsa irresponsável". De fato uma tragicomédia, é a sua mais ousada experiência com a forma dramática.
A peça é fruto do romance do autor com Eleonor Bruno que fez a personagem titulo. Uma dramaturgia vale pelo que ela guarda, em potência, para ser encenado em qualquer época, para o diretor Alexandre Cruz a peça é atualíssima por estarmos vivendo no mundo a grande farsa irresponsável do poder.
A TRAMA
A estranheza começa no ambiente ficcional: uma casa de viúvas em que não há quartos, só salas, pois as moradoras não suportam pensar que, por dentro dos vestidos, estão seus corpos nus. O pudor exacerbado emoldura a chegada de Dorotéia, parente perdida na prostituição que traz marcas de pecadora e ardor de penitente
“Dorotéia” como toda obra de arte não reponde perguntas, provoca outras tantas questões. A quarta peça escrita no teatro desagradável de Nelson Rodrigues usa o descolamento de tempo e espaço identificáveis. A peça fala da ancestralidade do feminino, pelas inúmeras camadas de violências, físicas e psicológicas, pelos traumas arcaicos que se renovam como herança maldita.
ELENCO:
Giovana Gabriel como Dorotéia
Brás Domingues de Oliveira como Dona Flavia
Mary Clair Peron como Maura
Rosa Maria Daólio como Carmelita
Cintia Marilia como Assunta da Abadia
Giovana Gabriel e Cintia Marilia como Das Dores
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Zé Vitor Lima
FIGURINOS: Alexandre Cruz e Mary Clair Peron
ADEREÇOS: Fernando Rodrigues e Cibele Matheus
IDENTIDADE VISUAL: Giovana Gabriel
MAQUIAGEM, PINTURA DE MASCARAS E FOTOS: Kaíque Marinho
TRILHA SONORA ORIGINAL: Vinicius Sampaio
SONOPLASTIA E PROJEÇÕES: Everton Alves
DIREÇÃO DE ARTE, DRAMATURGIA E DIREÇÃO: Alexandre Cruz
TEXTO: Nelson Rodrigues
Exposicao Florescer é Resistir - Pinacoteca
06/09/2025
Pinacoteca de Amparo celebra a potência da flor em nova exposição
A Pinacoteca Municipal Dr. Constâncio Cintra celebra a chegada da primavera com a abertura oficial da exposição "Florescer é Resistir" na próxima sexta-feira, 19 de setembro, às 18:30. O evento, que contará com a presença dos artistas convidados, marca o lançamento de uma mostra que explora a potência da flor como símbolo de resiliência, persistência e vida, unindo obras do acervo histórico a criações contemporâneas.
A Mostra une acervo histórico e artistas contemporâneos para explorar a flor como símbolo de resiliência, persistência e vida, com abertura em 6 de setembro.
Em sintonia com a chegada da primavera, a Pinacoteca Municipal Dr. Constâncio Cintra inaugura a exposição Florescer é resistir, uma reflexão sobre a potência simbólica da flor. A mostra, que fica em cartaz de 6 de setembro a 16 de dezembro de 2025, estabelece um diálogo sensível entre obras de seu acervo e a produção de uma paisagista e seis artistas contemporâneos e convidados.
O percurso da exposição propõe uma imersão em diferentes linguagens e temporalidades, apresentando pinturas, gravuras, cerâmicas, bordados, esculturas e uma instalação. A seleção de obras revela como a natureza e suas formas orgânicas inspiram a expressão artística há séculos, conectando o ato de florescer a uma jornada de resistência e renovação.
A curadoria, assinada por Rogério Nicoleti e Flora Pereira Flor, explora em diálogo com a História da Arte a dualidade da flor como símbolo: por um lado, a flor como um lembrete da transitoriedade da vida na tradição da natureza-morta; por outro, como um elemento que compõe a paisagem e reflete a nossa relação com o meio ambiente. O conceito da exposição convida o espectador a ir além da beleza imediata das pétalas e dos campos floridos.
Florescer é resistir é uma oportunidade para o público se reconectar com a arte e a natureza, encontrando novas perspectivas sobre força, resiliência e a capacidade de transformação que reside em todos nós.
Florescer é resistir
Abertura oficial com presença dos artistas convidados
Sexta-Feira, 19 set. às 18h30
6 de setembro a 16 de dezembro de 2025
Pinacoteca Municipal Dr. Constâncio Cintra
Praça Pádua Salles, 174, Centro, Amparo – SP
Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 16h
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 12h e das 13h às 18h
Entrada Gratuita
Ultra Moto Fest Amparo - 2025
29/08/2025
Prepare seu coração motoclubista para o ULTRA MOTO FEST 2025, que tomará conta de Amparo-SP nos dias 29,30 e 31 de agosto!
Um evento que reúne tudo que os amantes das duas rodas curtem: acessórios exclusivos, praça de alimentação diversificada e shows todos os dias com muita energia.
Organizado pelo lendário Abutre´s Moto Clube junto a AMC Eventos, e com apoio da Prefeitura Municipal de Amparo, o festival promete ser um marco na cultura motociclística do Brasil!
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal).
Local: Praça Pádua Salles -Centro - Amparo-SP
Traga sua moto, sua energia, e venha fazer parte dessa celebração bestial! Aguardem!!
A apresentação gratuita com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti acontece no Museu Bernardino de Campos na sexta-feira, 29 de agosto, às 19h30, unindo a viola brasileira ao cravo barroco em um repertório que atravessa fronteiras musicais.
O cenário histórico do Museu Bernardino de Campos será palco de uma experiência musical única. Na sexta-feira, 29 de agosto de 2025, às 19h30, a cidade de Amparo recebe o projeto "EnLace - Duo Viola & Cravo", com os músicos Ricardo Matsuda e Patricia Gatti. A apresentação, que integra uma turnê por dez cidades paulistas, é gratuita e aberta a toda a comunidade.
O encontro inusitado entre as violas brasileiras e o cravo barroco é a estrela maior da turnê show EnLace, apresentado pelo Duo Viola & Cravo, formado por Ricardo Matsuda e Patricia Gatti. O projeto celebra o encontro de dois instrumentos musicais que remetem a culturas, paisagens e tradições musicais distintas. O Duo Viola & Cravo propõe uma experiência instrumental inédita, marcada pelo entrelaçamento de musicalidades e memórias, pela amizade e comunhão artística e por um repertório de arranjos originais.
O projeto “EnLace – Duo Viola & Cravo” foi contemplado no Edital Fomento CultSP - PNAB, realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal e pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC e do Fomento CultSP.
Não perca a oportunidade de vivenciar este encontro raro e emocionante de sons, histórias e culturas!
MASTERCLASS EM EDUCACAO PATRIMONIAL
28/08/2025
Você professor tem um papel fundamental na preservação e na valorização do legado de Amparo. Para fortalecer essa missão e transformar o potencial do patrimônio em desenvolvimento sustentável, convidamos você a participar de uma masterclass especial.
Esta masterclass foi pensada para oferecer conhecimentos e ferramentas práticas que vão além da teoria, focando na aplicação de políticas e ações que geram real impacto na comunidade. Será uma oportunidade de aprofundar a compreensão sobre o papel da educação patrimonial como chave para a sensibilização cultural e a formação de gestores mais preparados para os desafios contemporâneos.
Participe e junte-se a nós para aprimorar sua visão e práticas, fortalecendo a rede de colaboração em prol do nosso patrimônio.
Quer descobrir os segredos da atuação para as telas? O Pontos MIS em Amparo traz uma oportunidade única para você!
No dia 27 de agosto, às 18h, a renomada atriz, diretora e preparadora de elenco Vanise Carneiro ministrará uma oficina prática e intensa, focada na atuação para a linguagem audiovisual. Se você sonha em atuar, quer aprimorar suas técnicas ou simplesmente tem curiosidade sobre o processo criativo no cinema, esta é a sua chance!
O que você vai aprender? Durante 4 horas, você participará de exercícios com câmera e gravação de cenas, explorando como ser mais orgânico e natural diante da lente. A oficina trabalha a presença cênica, a conexão com o momento presente e a relação entre o ator e a equipe técnica, como fotografia, roteiro e direção. Uma verdadeira imersão no universo da atuação cinematográfica!
Sobre a oficineira: Vanise Carneiro é um nome de peso no audiovisual brasileiro. Vencedora do prêmio Candango de Melhor Atriz no Festival de Brasília e do prêmio José Lewgoy, ela tem uma vasta experiência em teatro, cinema e na preparação de elenco para longas-metragens. A sua expertise e paixão pelo ofício farão desta oficina uma experiência transformadora.
Detalhes do evento: ? Data: Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 ? Horário: 18h ? Local: Escola das Artes (R. Luís Leite, 232 - Centro, Amparo - SP) ? Duração: 4 horas ? Vagas: 20 ? Classificação: A partir de 14 anos
Garanta sua vaga! A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Faça já sua inscrição prévia para garantir seu lugar! Link para inscrição: https://forms.gle/TXpN2BMCSeqdLd9u5
Caso não consiga se inscrever online, será possível fazer a inscrição no local, caso ainda haja vagas disponíveis. Não perca!


